Zeldman e os standards maravilhosos

Capa do livro 'Projetando websites compatíveis'

O trabalho não tem me deixado tempo para postar neste blog com a freqüência que eu gostaria. Além do trabalho, tem outra coisa que está me tomando o tempinho que sobra: ganhei o livro Projetando Web Sites compatíveis do Jeffrey Zeldman.

Confesso que de tanto que já li sobre o assunto na internet achei que não iria encontrar nada de novo no livro, mas o cara conseguiu me surpreender. Dá um show de história da evolução dos browsers e convence qualquer um de adotar os padrões. E mesmo nas partes que falam das minúcias técnicas do XHTML e CSS ele consegue me prender. Tá difícil dormir antes da 1h da madrugada.

Esse livro, lançado nos EUA em 2003, revolucionou a forma de se fazer web sites e causou essa febre de “conversões” que se vê hoje. Já reparou no código fonte do Terra? Nenhuma tabelinha pra formatação, só HTML bem estruturado e semântico.

Por falar em tabela, o termo da última moda é o tal do tableless… quem inventou isso? O desenvolvimento com padrões vai muito além de simplesmente deixar de usar tabelas na estruturação visual das páginas. Vamos combinar: esquecemos o termo tableless de lado e usamos só web standards ou padrões web daqui pra frente, OK?

No mais, é isso: trabalhando bastante, dormindo pouco, mas empolgado como sempre.

Publicado em 04/11/2004

Comentários desativados para este artigo.