Workshop de Usabilidade e Projetos de Interação

Foram 4 dias de imersão no mundo da usabilidade, absorvendo a experiência do professor R. Brian Stone. Conhecimento valioso que chegou até nós, gratuitamente, no workshop Usabilidade e Projetos de Interação organizado por Caio Cesar e Daniel Alenquer com o apoio do IEC da PUC Minas e da latitude14.

Mestre Stone já deu aula e ministrou cursos e palestras em várias universidades dos EUA e hoje é professor na Ohio State University no departamento de Design Industrial, de Interiores e Comunicação Visual. Foi reconhecido como educador de destaque pela Apple e, como se não bastasse, é gente fina pra caramba!

Do dia 10 a 13 de julho, não só ouvimos o que ele tinha a nos dizer, mas também colocamos o aprendizado em prática. Fizemos exercícios de laboratório após as palestras de analise heurística, cognitive walkthrough, teste empírico de tarefas e card sorting. No final, uma aula de como e porquê devemos encarar seriamente a acessibilidade nos nossos projetos.

Muito bacana também foi conhecer mais pessoas que se interessam por design centrado no usuário, usabilidade e acessibilidade aqui em Belo Horizonte. E, ao contrário do que eu pensava, não é pouca gente: além dos 25 primeiros privilegiados que confirmaram a presença, dizem que a fila de espera foi enorme.

Publicado em 14/07/2006

Comentários

Nádia Devigilli | 21 julho 2006 #

Excelente workshop!! Espero que dessa iniciativa amadureça a idéia de uma pós-graduação em Usabilidade, o que será deveras importante para o mercado mineiro.

Aproveitando resquícios de nossa conversa no final do workshop, deveríamos nos mobilizar para criar um grupo para trocar idéias sobre o assunto e ganhar força para cobrar uma melhor prática no mercado.

Um abraço, Nádia

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile