Você quer um portal ou uma página?

Saiu hoje no Yahoo! News uma matéria sobre a enquete que supostamente elegeu as palavras de internet mais odiadas. Ganharam coisas como blog, netiquette, cookie e wiki. Me fez lembrar que também tenho duas palavrinhas que causam pelo menos coceira quando ouço: portal e página.

Chega a ser engraçado: muito empresário desavisado que quer refazer um site com um conteúdo mais abrangente que o anterior acaba concluindo que quer “criar o portal da empresa”. Como se portal fosse o superlativo de site. Vai entender…

Já a outra anda perdendo popularidade, mas vira-e-mexe a gente ouve por aí alguém dizendo que “tem uma página na internet”. Automaticamente me vem o comentário mental: “coitado… só uma?!”

É verdade que existem vários sites de uma página só que são bem legais, mas acho que não é bem isso que a pessoa quis comunicar.

Corrigir ou deixar pra lá?

Publicado em 21/06/2007

Comentários

Internauta. Parece que a pessoa é um debilóide, que está conectado ao computador e não faz mais nada! A internet já faz parte da vida e não tem mais essa separação enorme que tinha quando essa palvra ingrata surgiu!

Cara, sinceramente eu nao sie se é melhor corrigir ou nao. Se nao corrigirmos vamos ouvir isso várias e várias vezes. Se corrigirmos podemos deixar a pessoa em uma situação constrangedora ou até ouvirmos besteira de alguem que fala sobre um assunto do qual nao tem dominio algum. Hoje em dia a maioria das pessoas não chega a ser humilde o suficiente para aceitar uma correção numa boa sem achar que esta sendo menostresada(é assim que se escreve?).

Acontece aquela coisa: os que se dizem portais como a UOL divulga até na tv, Terra, entre outros, fazem propaganda em cima disso. Aí o camarada sem um tanto de noção quer um site recheado de coisas e o chama de portal, sendo que a empresa dele não tem um foco de um portal. Corrigir suavemente e de forma fundamentada é importante.

Davi Lima | 27 julho 2007 #

conclusão inescapável: ser webdesigner dá dor de cabeça. o q é pior? chamar logo de cabeçalho, pedir um marquee, receber fotos de baixíííííssima qualidade? o q salva é ler “menostresada” ou semelhantes aki e ali! abraço =)

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile