Precisamos de porta-moedas mais adequados

O Banco Central anda reclamando de que estamos segurando as moedas dentro de casa e fez até uma campanha para quebrarmos os cofrinhos e colocarmos nossas pratinhas de volta à ativa.

De certa forma, eles têm razão: o comércio fica em dificuldade sem moedas, portanto não devemos armazená-las em casa. Lugar de guardar dinheiro é no banco. Mas, por “outro lado”, há também uma boa carga de culpa do BC nisso. Afinal de contas, temos hoje 11 tipos de moeda em circulação, com valores, tamanhos e cores diferentes.

Moedas do Brasil

A dificuldade de transportar e utilizar moedas tem feito as pessoas terem ainda mais preguiça de usá-las. Quem nunca ouviu alguém dizer que detesta moedas?

Com uma bolsinha cheia na mão, encontrar os valores certos para pagar a passagem numa roleta de ônibus – com dez pessoas atrás, esperando para passar – é uma tarefa no mínimo desagradável.

Porta moedas

Essa variedade grande de moedas dificulta, inclusive, que se crie soluções que facilitem a lida, como aquele dispositivo de plástico com molinhas, muito vendido pelos camelôs há alguns anos.

Numa pesquisa rápida no Google, o único tipo de porta-moedas que encontrei por aqui foi a bolsinha com zíper. E pelo que já observei, é a solução adotada pela maioria das pessoas.

Claro que dentro de alguns anos o dinheiro será totalmente digital, mas não creio que esse dia chegará logo. Sendo assim, há uma boa oportunidade para nós, designers, propormos soluções de produtos que possam facilitar o transporte e manuseio das moedas – se é que ainda não existem. Alguém se habilita?

Publicado em 02/03/2008

Comentários

Muitas vezes ao comprar algo como um refrigerante, por exemplo, sei que ele poderia ser pago com moeda, mas é tão chato procurar as moedas no bolso que eu acabo pagando com uma nota de digamos, 2 ou 5 reais.

O que resulta em mais moedas no bolso :)

Bacana, eu pensei que eu era o único que se chateava com as moedas.

Marcelo Mattos | 17 julho 2009 #

necessito de um porta moedas de $0,50(cinquenta centavos), unitário. Um tubo com o mesmo sistema do mostrado na foto para uma cinco, seis moedas de cinquenta centavos. Vocês poderiam me ajudar. Necessito de aproximadamente 1.000/mês. Aguardo retorno, grato.

tainá cristina | 20 maio 2010 #

eu nao gosto de moedas porque tenho vergonha de compras as coisas suponho com muitas moedas.
acho melhor notas

Kelly | 17 março 2012 #

Puxa, cheguei nesse blog justamente procurando algo prático pra separar as moedas. É realmente um saco ficar procurando moedas com um monte de gente na fila esperando. Pelo jeito vou ter que fazer um porta moedas eu mesma.

Maria Beatriz Cassiano | 23 agosto 2012 #

Tenho uma sugestão. Sabem o porta cartão que abre para os dois lados, basta colocar imã em ambas as faces. Você conseguirá por várias moedas que elas vão permanecer. Há muitos anos atrás ganhei um porta moedas deste jeito. Era feito de couro, mas acredito que possa ser feito com outro material. Durou muitos anos também. Já procurei este modelo aqui e fora do Brasil(através de sites) e não encontrei.

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile