O livro do Memória

O livro já deve ter sido publicado há quase um ano, mas só agora, após duas semanas de leitura em pequenas parcelas não-lineares, terminei de ler o Experiência Perfeita do Felipe Memória.

Talvez por já acompanhar o trabalho do autor pelo blog pessoal e conhecer alguns dos cases analisados, pude ir pulando de ponto a ponto no livro, sem perder o fio da meada. Mas acho que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento no assunto poderia ler dessa forma.

No livro, Memória explica a metodologia de design centrado na experiência do usuário e revela os processos de criação dos produtos online da Globo.com—onde trabalha como designer de interface—, além de analisar vários cases de outras empresas. Apresenta a essência da experiência perfeita e ainda explica porque alguns sites, mesmo com falhas evidentes de usabilidade, ainda conseguem muito sucesso.

Leitura fundamental pra todo mundo que trabalha nessa rede metida a “dois ponto zero”, mas que ainda está noventa por cento em versão alfa.

A extensão do livro é um blog de mesmo nome, onde o autor e outros colaboradores escrevem sobre o assunto.

Publicado em 28/04/2006