O livro do Memória

O livro já deve ter sido publicado há quase um ano, mas só agora, após duas semanas de leitura em pequenas parcelas não-lineares, terminei de ler o Experiência Perfeita do Felipe Memória.

Talvez por já acompanhar o trabalho do autor pelo blog pessoal e conhecer alguns dos cases analisados, pude ir pulando de ponto a ponto no livro, sem perder o fio da meada. Mas acho que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento no assunto poderia ler dessa forma.

No livro, Memória explica a metodologia de design centrado na experiência do usuário e revela os processos de criação dos produtos online da Globo.com—onde trabalha como designer de interface—, além de analisar vários cases de outras empresas. Apresenta a essência da experiência perfeita e ainda explica porque alguns sites, mesmo com falhas evidentes de usabilidade, ainda conseguem muito sucesso.

Leitura fundamental pra todo mundo que trabalha nessa rede metida a “dois ponto zero”, mas que ainda está noventa por cento em versão alfa.

A extensão do livro é um blog de mesmo nome, onde o autor e outros colaboradores escrevem sobre o assunto.

Publicado em 28/04/2006

Comentários

O livro trata do assunto de uma forma meio superficial. Apenas em alguns pontos, apresenta técnicas concretas. Mas no geral, achei muito bom, e o Memória sempre se destacou por seu profissionalismo. Bom também pra revisar também os conceitos do Nielsen, no seu livro “Projetando Websites”.

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile