Impressões sobre o WUD em BH

Saldo positivo: há usabilidade em BH.

Apesar de pequenos problemas técnicos, as palestras do World Usability Day em BH, organizado em tempo recorde pelo IEC da PUC-Minas, foram boas. É a mesma equipe que vai dar o curso de atualização em usabilidade da PUC no primeiro semestre de 2006.

Na primeira palestra a professora Cristiane Neri Nobre deu uma introdução à acessibilidade em websites e chegou a iniciar uma demonstração do Dosvox, sistema operacional para cegos.

A segunda foi sobre mecanismos de produção e percepção audiovisual da fala, pelo Hugo de Paula. Um assunto extremamente interessante, mas que achei muito avançado para quem está começando na usabilidade. Como o tempo foi curto para todas as palestras, poderia ter cedido o espaço para as outras se aprofundarem mais.

Depois o professor Daniel Alenquer, mestrado em design de interface pela Universidade de Ohio, falou sobre a usabilidade de interfaces no âmbito geral, integrada a todo o processo de design focado no usuário.

No workshop de Usabilidade em portais governamentais fizemos uma análise heurística resumida do portal da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.

Fiquei surpreso, quando o professor Caio Cesar citou um link que viu no blog de um cara daqui de BH. Perguntei qual era o blog e ele disse: acho que é um tal de ZeroSeis.

Tags: , ,

Publicado em 03/11/2005