Fazendo acontecer com GTD

Segundo o consultor de produtividade pessoal americano David Allen, o stress em muitos casos ocorre devido ao acumulo de coisas que precisamos nos lembrar ao mesmo tempo e que muitas vezes não precisavam estar ocupando nosso “cache” naquele momento. Assim que descarregamos toda a “tralha” de nossa mente e guardamos num sistema confiável e acessível, tudo fica bem mais simples de administrar. Nas palavras dele: o cérebro ótimo para ter idéias, mas péssimo para guardá-las.

No livro A arte de fazer e acontecer, Allen ensina o método de organização pessoal conhecido como Getting Things Done (ou GTD) que foi desenvolvido por ele durante mais de 20 anos e que recentemente se tornou febre nos Estados Unidos.

Muito, muito superficialmente, o sistema consiste em:

  1. identificar em sua vida toda a “tralha” que não está onde que deveria;
  2. se livrar do que você não precisará nunca;
  3. arquivar o que você não precisa agora;
  4. colocar o restante num sistema confiável que se adapte ao seu estilo de trabalho.

Ou citando Merlin Mann do 43 Folders:

So, basically, you make your stuff into real, actionable items or things you can just get rid of. Everything you keep has a clear reason for being in your life at any given moment—both now and well into the future. This gives you an amazing kind of confidence that a) nothing gets lost and b) you always understand what’s on or off your plate.

Há alguns meses leio sobre o assunto, principalmente no 43 Folders. Inclusive já havia escrito sobre GTD, mas somente após comprar o livro é que pude entender o sistema mais claramente e estou implantando da forma correta (e já colhendo os benefícios). Posso dizer que além de muito eficaz, é até divertido de se praticar.

Algumas referências:

Publicado em 11/01/2007

Comentários

muito bom o livro, estou a ler ainda, mas esta me ajudando muito.

Renato | 16 março 2007 #

Li e o livro se pagou, as dicas são excelentes…já penso em transmitir o conhecimento para meus funcionários. Agradeço sobremaneira os ensinamentos obtidos.

Estou lendo o livro e busquei alguns programas que aplicam o GTD. Coloquei no meu blog um post sobre isso. http://www.bytepapo.com.br

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile