Detran-MG

Já estou cansado de meter o pau em sites de instituições públicas, mas hoje tive necessidade (e o desprazer) de usar o site do Detran-MG para efetuar uma tarefa simples.

Após a experiência posso dizer que é o pior que já vi. Falha em absolutamente todos os aspectos: arquitetura da informação, estética, aderência aos padrões web, acessibilidade… zero de usabilidade.

Mas talvez haja esperança: até o final do ano todos os sites do governo—que são mais de 300—devem aderir às exigências do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. Com isso o site do Detran-MG deveria ser totalmente refeito. Mas, sinceramente, eu duvido que saia alguma coisa até dezembro.

Outra coisa: não deveria estar pipocando trabalho nessa área para as produtoras? Ou será que está e eu não fiquei sabendo de nada?

Publicado em 28/11/2005

Comentários

Fabrício, nós temos um problema seríssimo com os sites do governo de Minas. Quando não é um projeto urgentíssimo, que eles precisam contratar terceiros, a Prodemge faz tudo para eles e só sai porcaria porque lá só tem programadores e estes não estão preocupados com usabilidade e layout. Agora quanto a pipocagem de trampo, não sei não, o mercado está estranho. Talvez todo mundo assustado com essa correria que os dias estão passando e essa economia no mínimo suspeita. Final de ano sempre é brabo também, né?
Caio Cesar | 29 novembro 2005 #
Lamentável a questão, não é? Navegação sofrível e experiência terrivelmente afetada. Isso sem falar da utilização de java sem muito propósito.
Anônimo | 1 fevereiro 2006 #
O site do DETRAN MG mais parece um classificado de jornal de quinta categoria. Não se consegue uma informação simples realtiva a renovação de carteira de habilitação. será que esta puplicidade toda é paga pelos anunciantes?
ana | 21 fevereiro 2006 #
falta agilidade e boa vontade para as informações que precizamos.procurei por 30 min uma informação sobre meu carro neste site,más nada,acabei desistindo.Deixam muito a desejar.Poderia ser mais completo.Que vergonha!
Anônimo | 25 maio 2006 #
QUE VERGONHA ESTA LISTA DE CARROS ROUBADOS EM BH SERA QUE FALTA MAIS SEGURANÇA NAS RUAS OU NOS CARROS OU SERA QUE A DELEGACIA DE FURTO DE VEICULOS FALTA RERCURSOS PARA BANIR OS ESPERTINHOS QUEANDAN ROUBANDOOS VEICULOS EM BH MEU GOL FOI FURTADO NO DIA 29 04 MAS QUANDO ENTREI NA LITA DOS FURTADOS QUE SUSTO POUCO MAIS DE 5% foi recuperado acho fiquei sem meu gol
bola de fogo boladão | 30 maio 2006 #
eu quero pagar o doc do meu carro e nao consigo entrer no sistema. so do rio de janeiro.
aqui é rapido só aí é uma merda
Anônimo | 5 junho 2006 #
wesley vitoria es muito ruim este site do detran, não consigo fazer uma simples consulta da minha renovação de carteira que esta vencendo, vou ter que ir em bh só pra pesquisar, e renovar a mesma. é um absurdo, tenho que perder um dia de trabalho pra tentar resolver isso? se conseguir
Anônimo | 6 junho 2006 #
o governo lançou uma lei diminuindo o tempo para tirar habilitação, quem estava na lei anterior passou a ter mais um ano para tirar sua habilitaçao que é 25/07/2005 ate 25/07/2006, so que tem um problema que as cidades do interior de minas não tem examinadores suficiente para atender os candidato, o que acontece as pessoas que podiam tirar sua habilitação en 5anos , irão perder dinheiro e tempo devido a incompetencia de quem lançou esta lei, pois só quem sai prejudicado é a população.Eta Brasil
Anônimo | 11 junho 2006 #
LULA NÃO PODE GANHAR MAIS,ELI ESTA ACABANDO, COM A CRASSE MEDIA,A CRASSE QUE SEGURA O PAIS. VAMOS TODOS VOTAR CONTRA.
Anônimo | 11 junho 2006 #
LULA NÃO PODE GANHAR MAIS,ELI ESTA ACABANDO, COM A CRASSE MEDIA,A CRASSE QUE SEGURA O PAIS. VAMOS TODOS VOTAR CONTRA.E UMA VERGONHA, O ESTADO QUE SE ENCOTRA, AS ESTRADAS DE NOSSO ESTADO DE MINAS GERAIS,PRESCISAMOS UNIR FORÇAS CONTRA OS MAUS GOVERNATES.
Anônimo | 11 junho 2006 #
LULA ESTA ACABANDO A CLASSE MEDIA,QUEM VOTAR NELE VAI ARREPENDER AMARGAMENTE O ANO QUE VEM.A CLASSE MEDIA E QUE DA EMPREGO,ELA ESTÁ ANIQUILADA,QUERO VER,O ANO VEM AONDE OS POBRES VÂO ARUMAR EMPREGO. OS GOVERNANTES ESTÂO ACABANDO COM O BRASIL
Anônimo | 20 junho 2006 #
primeiro preciso fazer uma denuncia dos imspetores de transito do vale do aco
estao dando cantada nas mulheres e pedindo dinheiro tenho tudo gravado se continuar esta pouca vergonha levarei adiante
o povo brasileiro tem que criar coragem juntar e linchar todos os que nao prestao neste paiz o povo unido nem o exercito pode vamos povo chega de aceitar umilhacao
Anônimo | 13 julho 2006 #
minha carteira venceu dia 30/06/2006.paguei as taxas e renovei em 11/06/2006.me falaram que ficava pronta em mais ou menos 15 dias.hoje é 13/07/2006 e até agora nada.fui buscar informações na merda do site e para minha surpresa…nada!!!!!!!
Anônimo | 17 julho 2006 #
Nem precisa repetir o clamor de toda sociedade mineira e do resto que da populaçao nacional que necessita acessar o site do Detran-MG para resolver problemas, pois parece que tudo foi planejado naquele site foi para atender interesse de despachantes e de autoridades de transito corruptas que adoram dificultar as coisas para se mostrarem acima da lei e oferecer uma ajudinha, em troca de alguns beneficio. É a restrição do direito publico a um setor que tem a obrigação legal de divulgar o direito a sociedade. !! é uma vergonha!!esse lixo aqui.
celio | 22 janeiro 2007 #

Eu achei inútil esse site,não consigo fazer consultas básicas, como multas por exemplo,pedem coisas desnecessárias.

ANTONIO J. | 2 maio 2007 #

CONCORDO COM TUDO ISTO ESCRITO PELOS INTERNAUTAS , REALMENTE O SITE DO DETRAN-MG E UMA ZORRA NAO SE CONSEGUE ACESSOCIL, E QUANDO DA SORTE AINDA NOS DEIXA DUVIDAS. QUANTO A CARROS ROUBADOS PERDI O MEU EM 2005, E ATÉ HOJE NADA O ESTADO DEVERIA SER RESPONSABILIZADO POR ISTO, AFINAL É SO IMPOSTOS E MULTAS, AS ARRECADAÇÕES SÃO ENORMES.

Rubens | 12 maio 2007 #

Tem simplesmente quase um (01) ano que estou tentando falar com o DETRAN/MG em Governador Valadares onde conclui minha carteira de motorista, a qual ja esta vencida, estou cansado de pedir informacao como renova-la e ate hoje nao me deram nenhuma informacao, eu como um cidadao brasileiro e entre milhares, ficamos decepcionados com essas atitudes, ou seja, a falta de consideracao que tal orgao tem conosco, mas qdo precisam de nos, vao ate em nossas casas, nos visitam lugares que nunca imaginaram que um dia poderiam ir vao, mas somente nesta epoca que fazem isto, ja devem perceber em que epoca estou falando, fico triste de saber que um orgao do nosso Governo nao nos da atencao, e triste mas e verdade, quem sabe um dia poderemos ser vistos de outra forma.

jonathan | 17 junho 2007 #

concordo com as reclamações acima, e acho que as autoridades de transito de minas deveriam copiar o sistema de atendimento do detran do rio de janeiro,que ja funciona a mais de dez anos e acabar com a mafia de despachantes (parasitas) de minas gerais, que so servem para infracionar mais ainda os impostos que pagamos e que não e pouco.

cleaeunice de oliveira | 18 junho 2007 #

preciso me comunicar urgente com DETRAN-MG,referente IPVA/2007 que ja paguei a mais de 3 meses e ainda não recebi o documento.
Gostaria de me comunicar ON-LINE

regina | 27 setembro 2007 #

já fazem seis meses que tento obter informaçoes do detran de mg,e mesmo de quinta categoria como diz o antonio no seu comentario àcima parece mais um classificado de um jornaleco de quinta catagoria chega a ser ridiculo.

João Renato de Melo Furtado | 28 setembro 2007 #

È isso aí o detran MG é mediocre, e os seus dirigentes mais mediocres ainda.

Quando há ineficiência, é porque a corrupção está instituida.O Governo de Minas tem que intervir neste DETRAN MG.
Acorda Ouvidores Corregedores e promotores do Estado o povo quer gente honesta nos orgãos publicos.

A Quantidade de Carros Roubados emBelo Horizonte, é alarmante, e as ¨autoridades responsaveis¨, não fazem nada. A Policia fica é passeando de carro pela cidade, e não vê nada, ou melhor Vê! Aquilo que é de interesse dela, a corrupção.Não se sabe onde tem mais BANDIDO, nas ruas ou nas repartições publicas.Os que ainda sõ honestos ficam só olhando, investiguem !! A Policia reclama de baixos salarios, mas os policiais tem carros do ano. Receita Federal!!è só investigar…A corrupção está instalada e é constitucional, pois começa no CONGRESSO NACIONAL!!!???.

pedro de castro | 11 janeiro 2008 #

Me roubaram o documento da minha moto o que eu faço?

João renato de Melo Furtado | 20 fevereiro 2008 #

Esta é para a cambada de Deputados,as eleições estão aí. O Detran MG é um ninho de cobras.Em Minas gerais é roubado todo mês a mais de cinco anos seguidos a mesma quantidade de automoveis, em torno de 2000 veiculos. São Recuperados por mês algo em torno de 300 veiculos. Quer dizer não diminui os roubos, a policia fica só passeando de carro pra la e pra ca.È Piada a policia Mineira ! Piada maior é a Corregedoria,que não se manifesta! E a piada das mais sem graça é o Governador que não toma providência e manda o secretário de segurança ir passear. São todos ums COME E DORME!

Lazaro de Sousa Machado | 11 junho 2008 #
PORQUE O DETRAN DERRESPEITA TANTO O CIDADAO?? QUEIA SABER...
Lincoln | 3 julho 2008 #

Será que alguém pode me orientar sobre como posso fazer para requerer a devolução do IPVA que paguei do meu carro este ano, pois ele foi furtado em Contagem no último dia 26/06/08, e, conforme as estatísticas que tenho visto, dificilmente será recuperado. A polícia do Estado de Minas Gerais parece não estar se empenhando para resolver o caso e já tentei obter alguma informação, mas não tive sucesso. É uma vergonha esse nosso Governo Estadual, com tanta incompetência e ineficiência, que só faz receber impostos e taxas. A sensação é de que estamos todos indefesos e a mercê da bandidagem, que está aumentando cada vez mais, com a garantia da impunidade dada pelo Estado de MInas. Parece que o Governo Aécio Neves está passando uma licença para roubar e furtar, para estes ladrões de carro, que estão agindo com toda a tranquilidade e não estão sendo nem mesmo perseguidos. Só nos resta lamentar pelo Governo que temos e a forma com que o Governador trata esta questão. Como é que pode ele querer ser candidato a presidência? Meu Deus…nos ajude!...

DENIO PRADO PEREIRA | 9 setembro 2008 #

Acho muito engraçado este nosso detran, pois tive de pagar algumas multas inlegais de radares moveis e consegui ganha las com recurso , so nao consigo receber ….........

O QUE ESPERAR DESTE ORGAO ?

Que vergonha este site de Minas Gerais, pois preciso consultar sobre multas e pontuações de um carro que comprei e não consigo. Peço por favor que se espelhe no site do detran de são paulo. Ainda bem que vou transferir o meu carro.AH! OS COMENTÁRIOS A CIMA ESTÃO COM TODA RAZÃO.

Dayse oliveira | 13 novembro 2008 #

quero relatar dos descasos do detran para com as pessoas …
solicitei marcação do exame psicotecnico ,e o detran encaminhou para a minha auto escola
porém só tem nome da clinica e rua. E o bairro ???? vou ter que adivinhar?

infelismente o roubo de carrto em minas não e apurado.
cade a scretaria de segurança.
e o governador marqueteiro.

Luiz Antonio | 22 maio 2009 #

95 dias sem a CNH – Itajuba-MG DESCASO DO DETRAN DE MINAS GERAIS

Minha carta vencia dia 16 de Janeiro e por motivo de viagem não consegui dar entrada na renovação antes, assim ainda dentro do prazo no dia 12/02 dei entrada na transferência de minha carta do estado de SP para Minas gerais, mais especifico para a Cidade de Itajuba.

Já cobrei várias vezes os responsáveis do Detran de Itajuba, que é o Delegado de transito e sua secretaria, bem como a pessoa da auto-escola que deu entrada nos papeis para mim.

Até hoje não obtive nem a guia para fazer o exame médico.

Isso é um ABSURDO que temos que aguentar aqui em Minas, e só dei entrada na transferência entre estado pois agora resido em Itajuba-MG, trabalho e estudo aqui, gosto muito de Minas, mas é complicado este jeito de tratar o consumidor (contribuinte).

e agora o mais ABSURDO, tenho uma conhecida que deu entrada no mesmo tipo de processo, transferencia do estado de SP para MG da carta, exatamente para ITAJUBA e em 30 dias já estava com a carta transferida, ela ainda teve que fazer auto escola e tudo, e eu nem preciso fazer autoescola, bastaria o exame medico e pronto, já teria a renovação da carta.

Não entendo este tipo de governo, queria muito que a ordem da fila de tudo do governo ou qualquer orgão público fosse: o primeiro a entrar na fila é o primeiro a ser atendido, e a ordem não seria quebrada por privilegios de poucos.

Gostaria sinceramente que minha critica fosse lida a todos

e minha sugestão é que se você tem sua carta em outro estado e tem tempo de renova-la lá, vá até lá e renove, e não venha pra minas, pois seu caso pode ser igual ou pior do que o meu.

Atenciosamente
Luiz Antonio

Vantuir | 9 junho 2009 #

Estou desde ontem às dezessete horas até agora (09:11 hs) tentando emitir/imprimir extrato para pagamento de uma multa. Estava, porque axcabop de desistir. Vejam bem: Vocêr consulta a situação do veículo e vem a informação que ele tem uma autuação. Você faz a pesquisa e aparece o histórico da autuação, com todos os dados, nº da autuação, do processamento, etc. Aí pede para emitir o extrato, e então???????? aparece informação de que o veículo não possui multas. Hein, cuméquié??? Freud explica?

Natanael Dias | 20 agosto 2009 #

O carrinho (ESCORT 94 PLACA GQM-8421) da minha filha foi furtado no CAMPUS da UFMG, foi feito BO etc. todavia, não consigo informações quanto à situação do veículo junto ao DETRAN. Acho que um orgão com tamanha importancia, deveria ser mais transparente e dispor de mais opções nas informações.

anônimo: quero fazer uma reclamação sobre os policiais civis de timoteo mg, eles nao estando dando folga p q posçamos dirigir ,ficca so na cola e sem falar q o transinsito da cidade tambem nao esta coperando tudo p eles e motivo de multa queria saber se eles recebem seus salarios atraves das multas? por se for eles vao ficar milionarios.

Sergio Zanini | 7 outubro 2009 #

è lamentável sim, todo tipo de incompetência ou má administração em orção público.
Muita gente fala mas poucos vão a luta, é da cultura do brasileiro, grita por socorro, mas quem ouve fica esperando pra ver quem vai correr pra defender, se não o fizerem criticam todos a sua volta, como se a culpa parcial não fosse de todos.
Posso garantir que sempre faço minha parte, tenho direito a revolta sim, como cidadão fiz muito mais pela coletividade que muito funcionário público. Me revolta pagar impostos de tipo que incidem sobre os carros e não temos nem ruas pra circular com eles, quando as estradas prestam foram privatizadas e pagamos por seu uso de novo, como se a obrigação de conservar ja não estivesse implicita nos impostos que estão até em combustíveis.
Não temos problemas com arrecadação, não é pouco o que se arrecada nesse país, e sim mal administrado e roubado de todo jeito… O que mais temos ai, “autoridades” corruptas.
Fora a disputa nas ruas entre marginais, ladrões, alguns até com fardas.
Essa porcaria de site do DETRAN de minas ,vai muda sim, pra poder desviar mais uma verba do governo, Alguém devia sair lá do Ceará, vir ensinar como se administra um DETRAN.

essa de perder a permissao so por atravessar uma rua foi a pior facada. e o pior p renovala vc descobrir no no departamento de transito ja nao existe mais nada constando q um dia vc ja teve ela. Agora te pergunto sou uma pessoa q sempre andei na direçao certa corrreta com minhas dividas, sera q neste brasil so quem e marginal q tem uma segunda chance. E por isto q este brasil nao anda p frente.

ha mim esqueci de comentar a rua em q eu entrei nao era sinalizada ok , e nem assim mim perdoaram. estou arrassada. socorro.

fernanda | 2 novembro 2009 #

tive meu carro roubado na sexta feira 30/10/2009 na avenida portugal em frente o clube labareda e o pior nao foi so o meu foram uns dez carros no mesmo dia e a policia cade? um posto policial da policia militar logo ali mas ninguen ver nada , ninguen faz nada estes policiais nao estao nem ai para a populaçao isto e um ABSURDO , todo fim de semana some carro ali e o poder publico nao faz nada .

annonnimo | 9 fevereiro 2010 #

acho o detran mg muito lento e burocratyico,tem que se ver isso ai né….principamente no interiorr,atendimento orrivel sem atemdimemto de delgado qui vem quando que

annonnimo | 9 fevereiro 2010 #

tem uma cidadde no interior,por timotio,lá tem uma delegaccia que so tem belesa,atendimento é orrivel,funcionaros de mal umor qi dificutam o atendimento…
delgado lá nao tem,cuando pareci um escole o qi vai faze,inda bem qi onde moro nao tem nada diso,documento é rapidin e tem delgado

alcibiades netto | 14 fevereiro 2010 #

ola, minha cnh, esta vencida desde 2005, pois atualmente estou residindo no exterior, mais em breve voltarei ao brasil. E possivel fazer a transferencia pra minas gerais, ou se tenho que pedir a transferencia do prontuario, pois a minha cnh antiga, foi emitida pelo detran de goias. se alguem puder me informar, agradeco.

sidnei correa da silva | 6 maio 2010 #

tive o carro de minha esposa furtado BH NO bairro jardim america 12horas mais ou menos no dia 16/04 abril placa HHF2026 LARANJAL MG estamos so com carne pra pagar.NOS que trabalhos nao ha segurança.ESTOU OFEREÇENDO UMA RECOMPENÇA 5000.00 POIS NAO TEMOS SEGURO

sidnei correa da silva | 12 maio 2010 #

Gostaria de saber onde fica a policia pois meu carro roubado 12horas dia claro foi feito ocorrencia no ato do acontecido.jamais eu voto nesse governado de minas gerais pois BH o robo carro é um absurdo

humberto | 13 maio 2010 #

Tive o meu gol 95 furtado em 2008, e até hoje não tive nem notícia ruim dele. Os carros são roubados e nada acontece, o cidadão paga seus impostos e não há segurança, os ladrões deitam e rolam e a polícia é ineficiente e inoperante para coibir tais tipos de violencia. No final das contas quem fica com o prejuízo é o cidadão

Arido Andre de Mello | 17 maio 2012 #

Sou morador de São lourenço-MG estou fazendo curso de direção em uma auto escola de .nome Formula II, ja completei mais umas 50 aulas porem nao consigo marcar minha prova escrita porque no sistema do detran ainda consta mais aulas. Esta empreza faliu esta uma bagunça perdi meu dinheiro mas, quero dar continuidade ao meu curso. Existem mais de 200 pessoas que perderam tudo e muitos ja entraram na justiça contra a empreza.Aguardo uma resposta urgente por favor. Desde ja agradeço.

Arido Andre de Mello | 17 maio 2012 #

Sou morador de São lourenço-MG estou fazendo curso de direção em uma auto escola denome Formula II, ja completei mais umas 50 aulas porem nao consigo marcar minha prova escrita porque no sistema do detran ainda consta mais aulas. Esta empreza faliu esta uma bagunça perdi meu dinheiro mas, quero dar continuidade ao meu curso. Existem mais de 200 pessoas que perderam tudo e muitos ja entraram na justiça contra a empreza.Aguardo uma resposta urgente por favor. Desde ja agradeço.

Arido Andre de Mello | 17 maio 2012 #

Sou morador de São Lourenço-MG, estou fazendo curso de direção em uma auto-escola de nome Formula II.Ja completei mais de 45 aulas porem não consigo marcar prova escrita porque no sistema do detran ainda falta completar aulas. Esta empreza faliu,estamos em 200 ou 300 pessoas,pagamos mas, perdemos nosso dinheiro esta uma verdadeira bagunça.Muitos ja entraram na justiça e eu so quero o que me e de direito que e a regularização p que possa marcar minha prova escrita.Aguardo resposta.

DETRAN BH LIXO | 29 agosto 2012 #

Bom dia,

Tentei entrar em contato nos seguintes telefones divulgados na lista telefonica e em toda internet nacional:

3132363600
3132363400
3132363500
3132363685

E NENHUM ATENDE!! UM ABSURDO!

GOSTARIA DE TROCAR O ENDEREÇO DA CLINICA PARA EXAME MEDICO (RENOVAÇAO) E SIMPLESMENTE TEREI QUE IR PESSOALMENTE NO DETRAN PARA TENTAR TROCAR, POIS FUI ENVIADO A UM ENDEREÇO NO BAIRRO LONGINQUO SENDO QUE ESTOU NO FUNCIONÁRIOS.

O DETRAN É UM ORGÃO DESORGANIZADO, MAL ASSESORADO, MAL ADMINISTRADO E SEMPRE FOI, NAO CONHEÇO UMA GESTÃO DO DETRAN QUE REALMENTE FEZ UMA DIFERENÇA DECENTE, E É POR ESTE MOTIVO QUE O TRANSITO É PÉSSIMO, DESDE A AUTORIZAÇÃO DE CONDUTORES INDEVIDOS ( COM 80 CLINICAS DISPONIVEIS NO MERCADO, A MAIORIA ANTI-ETICA E SEM MORAL PARA TAL) E COM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS COM BAIXO NIVEL DE INSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR, O DETRAN DEVERIA SER MISTO, PRIVADO E ESTADUAL, COM AUDITORIA EXTERNA DE 6 EM 6 MESES E MAIS TRANSPARENTE EM SUAS COMPRAS E CONDUTAS. REALMENTE UMA TRISTEZA, VOU ENCAMINHAR ESTE E-MAIL PARA OUVIDORIA, CORREGEDORIA, E ONDE FOR PRECISO PARA MUDAR ESTA POUCA VERGONHA!
É UM ORGÃO QUE CONSIDERO COMO O PIOR A NIVEL ESTADUAL.

cartegiane rocha amaral | 5 junho 2013 #

para continuar, a vergonha do detran de MG, eu fiz a transferencia da minha CNH de brasilia para mg, estou esperando a 15 dias pela minha CNH, e hoje fui tentar consultar a situação da mesma e o site do dentran MG só da falha na comunicação com servidor, isso é uma vergonha pois sou motorista de caminhão e presciso de minha carteira para trabalhar!!!!!!!! O DETRAN VAI PAGAR MINHAS CONTAS??????

parabens a todos os funcionarios do detran mg …feliz natal muita saude são meus votos figuem com deus thallllllllllllllll

Rui Silva | 8 dezembro 2016 #

Em Uberlândia tem o Settran que toma conta do trânsito. Uberlândia tem até um Slogan:“Visite Uberlândia e leve uma multa”.
Quem é de Uberlândia tem que tomar cuidado, pois em dezembro tem que pagar o 13o.para o povo do Settran e o pessoal do Settran sai as ruas e multa qualquer coisa, por mais injusta que seja. Lixo total o Settran.

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile