Adequando o produto às necessidades do mercado

Mudar o mercado é muito difícil. Poucas empresas conseguem mudar o mercado, e mesmo para aquelas que conseguem, isso quase nunca é previsível. Por isso, para empresas que estão começando com uma nova idéia, geralmente é mais interessante descobrir as necessidades dos clientes e se adequarem a elas. É mais fácil mudar um produto do que mudar o mercado.

Conversando com meu amigo Leandro Alves, conheci um exemplo interessante de adequação do produto à necessidade do mercado. Ele é responsável pela experiência do usuário numa startup chamada Meliuz. O Meliuz agrupa cupom de desconto: de diversas lojas e fideliza seus usuários com cashback (devolução em dinheiro de parte do valor gasto nas compras).

Quando lançaram o serviço, o cliente sempre tinha que passar pelo site do Meliuz antes de realizar uma compra, se quisesse ter acesso às ofertas, receber os descontos e o cashback. Foi feita uma pesquisa de satisfação online, com 4 perguntas abertas, que obteve em torno de 300 respostas. A pesquisa mostrou que muitos usuários não se lembravam de passar pelo site antes de realizar suas compras.

Para solucionar esse problema, desenvolveram o Lembrador, uma extensão que pode ser instalada pelos usuários em seus navegadores. Com o Lembrador instalado, sempre que o usuário acessa diretamente alguma loja que tenha desconto e cashback, um lembrete aparece na tela e, com apenas um click, ele ativa os benefícios, sem precisar passar antes pelo site.

Depois do lançamento do Lembrador, o volume de pessoas que ativam o cashback aumentou em 680%! Sendo que 45% são feitas por meio do Lembrador.

É um bom exemplo de como a empresa descobriu a necessidade do mercado e como o serviço foi adequado para atender essa necessidade. O resultado é: mais vendas para a empresa, mais satisfação para os clientes.

Publicado em 24/03/2009