Adequando o produto às necessidades do mercado

Mudar o mercado é muito difícil. Poucas empresas conseguem mudar o mercado, e mesmo para aquelas que conseguem, isso quase nunca é previsível. Por isso, para empresas que estão começando com uma nova idéia, geralmente é mais interessante descobrir as necessidades dos clientes e se adequarem a elas. É mais fácil mudar um produto do que mudar o mercado.

Conversando com meu amigo Leandro Alves, conheci um exemplo interessante de adequação do produto à necessidade do mercado. Ele é responsável pela experiência do usuário numa startup chamada Meliuz. O Meliuz agrupa cupom de desconto: de diversas lojas e fideliza seus usuários com cashback (devolução em dinheiro de parte do valor gasto nas compras).

Quando lançaram o serviço, o cliente sempre tinha que passar pelo site do Meliuz antes de realizar uma compra, se quisesse ter acesso às ofertas, receber os descontos e o cashback. Foi feita uma pesquisa de satisfação online, com 4 perguntas abertas, que obteve em torno de 300 respostas. A pesquisa mostrou que muitos usuários não se lembravam de passar pelo site antes de realizar suas compras.

Para solucionar esse problema, desenvolveram o Lembrador, uma extensão que pode ser instalada pelos usuários em seus navegadores. Com o Lembrador instalado, sempre que o usuário acessa diretamente alguma loja que tenha desconto e cashback, um lembrete aparece na tela e, com apenas um click, ele ativa os benefícios, sem precisar passar antes pelo site.

Depois do lançamento do Lembrador, o volume de pessoas que ativam o cashback aumentou em 680%! Sendo que 45% são feitas por meio do Lembrador.

É um bom exemplo de como a empresa descobriu a necessidade do mercado e como o serviço foi adequado para atender essa necessidade. O resultado é: mais vendas para a empresa, mais satisfação para os clientes.

Publicado em 24/03/2009

Comentários

Esse seu amigo é um gênio, hein!? hehehehehehe

Gênio ? é pouco.. rs

Olá, tudo bem?

Meu nome é Ederson, sou natural de Três Coroas, mas desde julho de 2013 moro em Sidnei, na Austrália.

Recentemente um projeto meu sobre o transporte público foi premiado aqui em Sidnei. Desenvolvi o conceito de um app para relógios inteligentes que permite aos usuários acessar o transporte público usando apenas seus relógios.

Uma banca formada por profissionais de renomadas agências digitais escolheu o projeto, como o melhor do curso de UX Design, uma área em franca expansão ao redor do mundo.

Enfim, foi um prêmio bem importante e ficaria extremamente feliz em compartilhar essa conquista com meus amigos e família que ainda residem no Brasil.

Estou encaminhando um press release e algumas fotos, caso tenham interesse e disponibilidade para publicar.

Link para material: https://drive.google.com/folderview?id=0B8g1Y9ZlpRC_QkpFMDhrT3pVeHc&usp=sharing

Estou à disposição caso precisem de mais informações.

Obrigado desde já pela atenção,

Ederson Morche
UI/UX Designer
0401 683 992

Obrigatório, mas não será exibido no comentário
Opcional
Somente marcação Textile