TiddlyWiki

Um simples arquivo HTML que, usando um bocado de Javascript, pode ser editado no próprio browser e tem a capacidade de salvar a si próprio. Funciona como um wiki pessoal ou um bloco de notas. Basta baixar pro computador, abrir no navegador (IE ou Firefox) e sair editando seus blocos de conteúdo (e depois salvar). Além de tecnologicamente fascinante, o TiddlyWiki também pode ser muito útil. Já usei ele até para editar o conteúdo inteiro de um pequeno site.

Produtividade pessoal

Muito tem se falado sobre produtividade pessoal nos blogs americanos. A turma se inspirou num livro chamado Getting Things Done de David Allen, que infelizmente ainda não tem tradução para o português.

Eu caí na onda e, apesar de ainda não ter o livro, tenho acompanhado o assunto em sites bacanas como 43 Folders, Lifehacker e To-Done. O Hipster PDA é o máximo, mas não largo meu Palm por nada!

Backpack

Há uma febre de web applications. E esta febre só tende a aumentar, visto que a cada dia as pessoas estão mais tempo conectadas e o acesso à internet se populariza. Além disso a qualidade das aplicações mais recentes tem impresionado muito (o Gmail é o maior exemplo).

Uma empresa que tenho observado bastante e que tem se destacado nessa área é a 37Signals. Depois de lançar o Basecamp — um sistema de gerenciamento de projetos muito bem elaborado e fácil de usar —, agora disponibilizaram o Backpack, uma aplicação que, como eles mesmos dizem, é o primo menor do Basecamp. Gerenciamento de projetos e tarefas para pessoas e microempresas. Eu sei que essa descrição é muito vaga. Pra entender melhor, visite o site e veja alguns exemplos do que se pode fazer com ele.

O Backpack pode ser utilizado de graça, com a limitação de não poder fazer upload de arquivos em seus projetos. Tem também planos pagos de 5, 9 e 19 dólares.

Technorati tags: , , , ,